top of page

LiteraCURA

Palavra que abre caminho

O projeto "LiteraCURA: palavra que abre caminho" foi aprovado no EDITAL SEG/SESD Nº 02/2024 e é coordenado por Kátia Fialho, escritora, produtora cultural e embaixadora para o livro, leitura e diversidade da Humaniza Brasil. 

Voltado para internos da Penitenciária de Segurança Média II (PSME II), em Viana-ES, o projeto visa beneficiar 25 internos LGBTQIAP+ que enfrentam problemas de adicção, promovendo oficinas de leitura e escrita para contribuir com sua saúde mental, autoestima e reinserção social.
 

Objetivos e Metodologia

O "LiteraCURA" busca promover a diversidade e a inclusão por meio da literatura. Em seu escopo de dez encontros, já foram realizadas a oficina de leitura baseada na obra "Antes que seja tarde pra se falar de poesia", do autor LGBTQIAP+ Tom Grito; e a oficina de escrita, que culminará na publicação de um livro com as produções dos participantes, cujos textos foram elaborados pelas pessoas participantes e agora serão tratados digitalmente e passarão por revisão ortográfica para diagramação e produção da obra. 

As atividades incluem, ainda, sessões de Arteterapia conduzidas pela Arteterapeuta Luziane Silveira; e contaram, também, com o suporte técnico da psicóloga Brunella Alóquio.
 

Equipe do projeto

Kátia Fialho - coordenadora geral e mediadora das oficinas de leitura e escrita
Luziane Silveira - Arteterapeuta
Brunella Alóquio - Psicóloga
Henrique Barros - Fotografia, projeto gráfico e diagramação do livro

Impacto Esperado
O projeto surge em resposta aos desafios enfrentados pela população LGBTQIAP+ no sistema prisional, especialmente aqueles relacionados à drogadicção e marginalização. A experiência anterior da coordenadora Kátia Fialho com o projeto "Elas por Elas: um lugar de (e que) fala", realizado no Centro Prisional Feminino de Cariacica e premiado em diferentes editais, reforça a relevância dessa iniciativa. 

Espera-se que o "LiteraCURA" contribua para a ressignificação da identidade dos participantes, promovendo saúde mental, reintegração social e valorização da diversidade cultural, além da possibilidade de remição de pena por meio da leitura, com base na Resolução 391 de 10/05/2021, do Conselho Nacional de Justiça.

Realização

Apoio

banner_redeabraco_edited_edited.png
bandeira-do-espirito-santo-estado-2.png
NAO AO PRECONCEITO (1).png
bandeira do brasil.JPG
3-1-520x291.png

Humaniza Brasil | Desde 2021

bottom of page